segunda-feira, 29 de novembro de 2010

PAIS ANALÓGICOS E FILHOS DIGITAIS

imagem retirada da internet - http://frecuenciafundamental.blogspot.com


Como orientar crianças e adolescentes para o uso ético, seguro e legal das novas tecnologias? Com a Globalização e a inclusão digital, vivenciamos atualmente a “Revolução Digital”, em que nosso grande capital é a informação, o conhecimento, e consequentemente, o “dado eletrônico”, afinal, a Tecnologia faz parte do nosso cotidiano. Estamos cada vez mais “conectados” através de celulares, smartphones, netbooks, palmtops, Internet móvel... É cada vez maior o número de opções que nos oferecem para que possamos acessar a Web de qualquer lugar. Mas será que estamos preparados para essa nova realidade? Será que sabemos nos comportar nos novos ambientes eletrônicos? Será que as crianças e adolescentes, grandes usuários das redes sociais virtuais, utilizam a Internet de forma prudente? Para responder a essas e outras questões, precisamos compreender a mudança de cenário que tivemos: nas décadas de 80 e 90, muitos pais deixavam seus filhos frequentemente à mercê da televisão, a “babá eletrônica” da época. Hoje, o computador assumiu este papel. Os pais permitem que os filhos passem horas à frente do computador, sem fornecerem-lhes qualquer tipo de orientação sobre alguns riscos que as novas tecnologias trazem.
Porém, entre a TV dos anos 80/90 e o computador há uma grande diferença: a criança assistia passivamente aos programas televisivos, enquanto com o computador, ela interage. A Internet é essencialmente interativa! Temos as salas de bate-papo e os comunicadores instantâneos, através dos quais podemos conversar em tempo real com qualquer pessoa; os sites de relacionamento, que permitem a criação de comunidades e discussão de assuntos; as redes P2P (peer-to-peer), que possibilitam o compartilhamento de arquivos; os blogs, que permitem a publicação de conteúdo como se fossem diários pessoais; entre outros serviços, sem contar na própria navegação, através da qual o jovem internauta pode clicar em tudo o que lhe aparecer à frente... Tudo isso deixa as crianças e os adolescentes muito vulneráveis

aos crimes eletrônicos: calúnia1, difamação2, injúria3, ameaça4, pedofilia5, induzimento ao suicídio6, falsa identidade7, fraudes, etc. Além disso, temos outro fator impactante: em geral, os pais não são muito familiarizados com a Tecnologia, campo em que os mais jovens dominam muito bem, chegando até mesmo a ensinarem os mais velhos. Diante desta realidade, não há como você ser um pai analógico se o seu filho é digital! Os pais e educadores precisam entender a linguagem e o comportamento dos mais jovens, mesmo nos ambientes virtuais. Portanto, será que você, sendo pai ou mãe, conseguiria responder às seguintes perguntas?: Você sabe se seu filho está em algum site de relacionamento (Orkut, MySpace, Facebook, etc)? Sabe quem são os amigos virtuais dele e o tipo de mensagens trocadas?
1 Art. 138, Código Penal - Caluniar alguém, imputando-lhe falsamente fato definido como crime: Pena - detenção, de seis (seis) meses a 2 (dois) anos, e multa.
2 Art. 139, Cód. Penal - Difamar alguém, imputando-lhe fato ofensivo à sua reputação: Pena - detenção, de 3 (três) meses a 1 (um) ano, e multa. 3 Art. 140, Cód. Penal - Difamar alguém, imputando-lhe fato ofensivo à sua reputação: Pena - detenção, de 3 (três) meses a 1 (um) ano, e multa.
4 Art. 147, Cód. Penal - Ameaçar alguém, por palavra, escrito ou gesto, ou qualquer outro meio simbólico, de causar-lhe mal injusto e grave: Pena - detenção, de 1 (um) a 6 (seis) meses, ou multa. 5 Art. 241-A, Lei nº 8069/90 (Estatuto da Criança e do Adolescente - alterada pela Lei nº 11829/08) - Oferecer, trocar, disponibilizar, transmitir, distribuir, publicar ou divulgar por qualquer meio, inclusive por meio de sistema de informática ou telemático, fotografia, vídeo ou outro registro que contenha cena de sexo explícito ou pornográfica envolvendo criança ou adolescente: Pena – reclusão, de 3 (três) a 6 (seis) anos, e multa.
6 Art. 122, Cód. Penal - Induzir ou instigar alguém a suicidar-se ou prestar-lhe auxílio para que o faça: Pena - reclusão, de 2 (dois) a 6 (seis) anos, se o suicídio se consuma; ou reclusão, de 1 (um) a 3 (três) anos, se da tentativa de suicídio resulta lesão corporal de natureza grave.
7 Art. 307, Cód. Penal - Atribuir-se ou atribuir a terceiro falsa identidade para obter vantagem, em proveito próprio ou alheio, ou para causar dano a outrem: Pena - detenção, de 3 (três) meses a 1 (um) ano, ou multa, se o fato não constitui elemento de crime mais grave.
Art. 308 - Usar, como próprio, passaporte, título de eleitor, caderneta de reservista ou qualquer documento de identidade alheia ou ceder a outrem, para que dele se utilize, documento dessa natureza, próprio ou de terceiro: Pena - detenção, de 4 (quatro) meses a 2 (dois) anos, e multa, se o fato não constitui elemento de crime mais grave.

Sabe quais são as comunidades virtuais das quais seu filho participa? Tem idéia de quais fotos seu filho coloca no álbum virtual? Sabe se seu filho tem blog, fotoblog, etc., e o que publica nesse tipo de site? Deu um celular com câmera para seu filho e alertou-o a respeito de fotografar outras pessoas? Saberia dizer se seu filho filma ou fotografa os amigos e professores e coloca as imagens em sites de vídeo ou nos álbuns virtuais? Sabe quem está na lista do comunicador instantâneo (MSN, ICQ, Google Talk, IRC, etc.) de seu filho? Você sabe quais programas seu filho utiliza? Saberia dizer se ele utiliza redes P2P (Kazaa, Emule, Gnutella, etc.) e os arquivos baixados? Tem idéia dos trabalhos escolares que seu filho faz? Sabe se ele copiou algo da Internet e entregou ao professor? Você procurou pelo seu filho na Internet? Verificou pelo nome ou apelido dele em sites de buscas, de vídeos, em redes de relacionamento? Tem idéia se seu filho compartilha a senha dos emails e outros serviços da Internet com algum colega?
Se você respondeu negativamente a alguma dessas perguntas, está na hora de fazer parte da vida digital de seu filho!
Fique atento ao que seu filho faz na Web, ao modo como utiliza os ambientes eletrônicos, converse com ele, inclusive por e-mail e comunicadores, mostre que você também domina este mundo virtual do qual ele tanto gosta. Tenho certeza de que se você orientar seu filho e passar a ser mais “digital” também, trocando até mesmo mensagens eletrônicas com ele, certamente essa atitude irá contribuir positivamente para o relacionamento entre vocês, além de diminuir os riscos de seu filho cair em alguns dos perigos que circulam pela Internet.
É importante ressaltar que nossas palavras devem ser materializadas pelo nosso exemplo. Lembrando os ensinamentos do Mestre Paulo Freire, “nossa prática não pode ser negadora do nosso discurso.”
Além da orientação no seio da família, é imprescindível destacar o papel da escola na conscientização dos alunos quanto ao uso ético, seguro e legal das novas tecnologias. Afinal, “para a maioria das crianças, é a escola que marca o início da sua atuação pública. É na escola que muitas delas vivenciam o primeiro encontro

com a sociedade e têm a oportunidade de, por meio da participação, começar a construir sua autonomia e a exercer sua cidadania.”8 A instituição de ensino tem o dever de orientar não somente seus alunos, bem como todos os educadores acerca dos perigos trazidos pelo mundo tecnológico. Como responsável pelos menores no ambiente educacional, a escola deve ensinar seus alunos a como se comportarem nos ambientes virtuais, o certo e o errado da era digital, os perigos trazidos pelo mau uso das ferramentas tecnológicas. Cabe também à instituição alertar os educadores quanto ao uso das tecnologias dentro e fora da sala de aula e sobre como repassar este conhecimento aos seus próprios alunos. Além disso, faz-se necessário que a escola também conscientize os pais, para que estes estejam sempre alertas e possam também reforçar a orientação dada aos filhos. Somente com educação, conscientização e capacitação é que poderemos transformar nossas crianças e adolescentes em verdadeiros cidadãos. Precisamos quebrar o estigma de que a Internet é um mundo sem leis e mudarmos alguns conceitos diante da nova realidade em que vivemos.

Gisele Truzzi de Lima
Advogada especialista em Direito Digital e Direito Criminal

domingo, 28 de novembro de 2010

Feliz aniversário, meu amor!!!

Meu amor, que dia especial hoje...

Todos os dias são muito especiais, mas não é todo dia que se comemora 30 anos de vida, uma vida cheia de conquistas, cheia de orgulho e bons exemplos. Sou muito grata a Deus e muito feliz em ter você como meu companheiro, meu amigo, meu amor, pai da minha filha. Que Deus te abençoe sempre e cada vez mais e mais, hoje, sempre, todos os dias. Que você continue assim, exatamente assim, tão inteligente, carinhoso, cheio de saúde, bem humorado, carinhoso, esse PAI atencioso, FILHO dedicado e MARIDO amigo e companheiro para todas as horas. Você me enche de orgulho.

Te amo! Te amo muito. Te amo pra sempre!

Cássio, Feliz aniversário e que o Santo Anjo do Senhor te proteja como vem fazendo desde quando você ainda era um plano de Deus. Que sua fé Nele nunca fraqueje.
Felicidades.

Gisleide e Giovana

Abaixo algumas fotos nossas para recordar nossos quase 6 anos de amor.









Essa é beeeem antiga!!! Formatura do Cássio em 2004. Ainda namorados...



Esperando a Giovana... 2009

Nosso Casamento Religioso, em 2009...

Beto Carreiro

Balneário camboriu





sábado, 27 de novembro de 2010

Ainda falando sobre mudanças...

recebi este artigo por email e combina bem sobre o que conversamos anteriormente...

Olhem só que sábias palavras. Bjs.



As Quatro Emoções para uma Mudança de Vida
Por Wilson Meiler • sáb, 1 de agosto de 2009



Emoções são as forças mais poderosas dentro de nós. Sob a força das emoções, os seres humanos podem desempenhar os atos mais heróicos ou mais bárbaros. Há quatro emoções básicas que podem apertar o gatilho das ações e realizações mais incríveis em sua vida. O dia em que você permitir que elas se acendam em seu interior, será o dia em que você irá transformar sua vida.


DESGOSTO: Nós sempre associamos a palavra desgosto com alguma coisa ruim. No entanto, o desgosto, se canalizado para uma ação positiva, pode mudar a vida de uma pessoa. A pessoa que chega a um profundo desgosto, chega também a um ponto de “não retorno”. Não importa qual a origem do desgosto. Está sempre misturado com sentimentos de medo, dor, humilhação, cansaço, saturação de uma determinada situação. Aquele ponto em que se diz: “para mim chega”. Chega de viver sem dinheiro. Chega de mentiras. Chega de fazer o que não gosto. BASTA DISSO!


DECISÃO – Existe uma coisa que nos afeta a todos, sem exceção: chama-se “zona de conforto”. Por isso, para tomarmos uma decisão, precisamos ser colocados contra a parede. E sempre que isso acontece, temos de lidar com as emoções conflitantes que daí se originam. É como chegarmos a uma encruzilhada com duas, três ou às vezes mais direções, e temos de tomar uma delas, menos aquela em que já estávamos. Decisões que mudam nossas vidas podem ser comparadas a uma guerra. Só que é uma guerra que se processa no menor campo de batalha do mundo. Aquele de mais ou menos 12 x 12 cm, entre nosso ouvido direito e nosso ouvido esquerdo. São exércitos conflitantes de emoções, cada qual com seu arsenal de razões, cada qual lutando por supremacia em nossa mente.



Qualquer que seja a razão para uma decisão, uma coisa é certa. Acampar na encruzilhada será a coisa mais perigosa a ser feita. Decida logo e vá em frente. É melhor tomar a decisão errada do que ficar em cima do muro esperando que a vida decida por você.



DESEJO – Há apenas duas razões pelas quais fazemos tudo na vida: ter prazer ou evitar a dor. Isso nos leva a agir. Há muitas formas pelas quais temos nossos desejos despertados. Mas uma coisa é certa. Não crie muros de proteção à sua volta, com medo de que seus desejos possam leva-los(as) a lugares inexplorados e isso possa lhe causar medo. O mesmo muro que irá protege-lo(a) dos desapontamentos, será o muro que irá evitar a luz de sol das experiências enriquecedoras da sua vida. Deixe a vida tocar sua alma. O próximo toque poderá ser aquele que transformará sua vida para melhor.



DETERMINAÇÃO – A determinação diz: “eu farei”. Nada no mundo pode resistir a um desejo humano que tomou a força da ação com determinação. O alpinista determinado a subir uma montanha, não irá intimidar-se com palavras como: muito alta, muito fria, muito rochosa, com muita neve, com muito vento, muito perigosa. É a sua montanha e ele irá buscar sua conquista. Ele apenas dirá: “ ou você irá me ver acenando do topo, ou você não irá me ver, por que eu não vou voltar. Faço, ou morro – isso é determinação.



Ao confrontar-se com tal determinação, o Destino, o Tempo ou a Circunstância com certeza irão dizer para si mesmos: “É melhor deixá-lo(a) conseguir, pois afinal ou ele(ela) chega lá ou morre, e afinal, para nós não fará muita diferença.



A melhor definição de determinação foi dada por uma menina de nove anos de Nova York, que ganhou o prêmio de melhor vendedora de biscoitos para uma campanha beneficente: “Determinação é prometer para você mesmo que nunca irá desistir”.


Pergunte para si mesmo(a) “quanto tempo eu vou trabalhar para realizar meus sonhos? A resposta certa é: “tanto tempo quanto for necessário para realizá-lo”.

Mudanças


Mudar...

Muitos têm medo de mudanças. Sabe... eu já tive muito, mas de alguns anos pra cá minha vida tem mudado a cada ano, novas experiências, nova cidade, nova casa, novo membro na família, uma nova mulher, uma nova filha, uma nova esposa... Tudo tem mudado na minha vida... Essa mesma vida que não cansa de mudar. Quando eu penso que já estou no meu cantinho, sossegada, lá vem aquela vontade imensa de querer mais, de buscar mais, de saber que podemos ser mais...

Ontem mesmo eu comentei com o meu marido que é impressionante como a nossa vida não para de mudar, há dias que eu estou com isso na minha cabeça. Ainda há pouco éramos namorados e sonhávamos em ser noivos, depois fomos morar juntos, mudamos de cidade, casamos, mudamos de cidade de novo, tivemos nossa filha... Passamos pela compra do primeiro carro, estamos em busca da nossa primeira casa e agora precisamos também escolher a primeira escolinha da nossa filha... Como as fases passam, meu Deus... Como passa!!! E se não pararmos pra agradecer a tudo isso, tudo vai passando despercebido pelos anos da vida... vamos trocando de fase a cada momento... e o tempo não pára... Ah, quem me dera que parasse para eu poder aproveitar melhor cada fase que não volta...

Mas as mudanças não param por aqui. Estou vivendo por mudanças internas surpreendentes e muito agradáveis também. Novos conceitos, momento de purificação da mente, serenidade maternal, paz espiritual, transformação que vem de dentro pra fora.

O ano de 2010 está no fim... e com ele aprendi alguns valores realmente 10. Ano de aprender com os erros e de descobrir qualidades que nem eu sabia que eu iria conquistar um dia, ano da paciência, da humildade, da coragem. Tudo na minha vida tem se transmutado em amor, o mais puro amor. E amor resolve tudo na vida de uma pessoa, não há problema que supere ao amor. Hoje tenho mais consciência de quem realmente sou, quais são minhas crenças, os meus anseios, como devo agir em relação ao outro...

Na vida há muito o que mudar! E se você não sabe por onde começar, comece pelas pequenas coisas, pequenos gestos de gentileza, um elogio para o filho, um pedido de desculpas ao companheiro, um bom dia no elevador, um muito obrigada, um por favor, um perdoe-me, um sim sem medo... Aos poucos você terá se transformado em uma nova pessoa, mais serena, centrada, otimista, cheia de esperanças e de bem com a vida, que respeita a si mesma e aos outros.

Eu comecei nesse blog dizendo que estava em busca de ser uma pessoa cada vez melhor e não tem sido diferente. Mais eu tenho cede de mais. 2011 é ano de mudanças, mudanças pra melhor. E que Ele esteja no comando sempre.

Boa sorte a todos nós.

Bjs.
Gisleide

sábado, 20 de novembro de 2010

Que saudadeeee

Giovana linda e com 8 meses já... como passa rápido!!!
Aiiimmmm que saudade do meu bloguinho lindoooo!!!
Meninas do meu coração, que saudade de vocês também, das palavras de incentivo, dos puxões de orelha (esses eu vou levar um monte com certeza), saudade de tudinho daqui!
Minha vida está uma loucura!!! Loucura!!! Loucura!!! O tempo pro computador ficou pro final da fila...
É viagem de férias pra minha terra natal querida...
É a ausência da secretaria que se foi e agora tudo é comigo...
É a Giovana que está cada dia mais sapeca e dando ainda mais trabalho rsrsrs...
É a procura insana por um apartamento pra eu me mudar...
É médico pra cima e pra baixo com a mamãe que vai passar por uma cirurgia...
Eitaaaaaaaaaa!!! Vidão cheio de coisa!!!
E a dieta? Esqueci que existe dieta na minha vida! É jacada, é melanciada, é abacatada kkkk só rindo mesmo pra não chorar... Estou comendo feito louca!
Ai meninas, não sei onde eu vou parar com esse meus quilos...
Vou indo... Só passei pra dar um sinal de vida e dizer que eu estou morrrreeeeeendo de saudade de vocês!!!
Um beijão enorme!!!

terça-feira, 16 de novembro de 2010

Se livre das tralhas

Recebi este texto por email e achei uma ótima reflexão para aqueles que gostam de guardar entulhos...

"DESTRALHE-SE"
Texto: Carlos Solano

-"-Bom dia, como tá a alegria"? Diz dona Francisca, minha faxineira rezadeira, que acaba de chegar.
-"-Antes de dar uma benzida na casa, deixa eu te dar um abraço que preste!" e ela me apertou.
Na matemática de dona Francisca, "quatro abraços por dia dão para sobreviver; oito ajudam a nos manter vivos; 12 fazem a vida prosperar".
Falando nisso, "vida nenhuma prospera se estiver pesada e intoxicada". Já ouviu falar em toxinas da casa?
Pois são:
- objetos que você não usa,
- roupas que você não gosta ou não usa ha um ano,
- coisas feias,
- coisas quebradas, lascadas ou rachadas,
- velhas cartas, bilhetes,
- plantas mortas ou doentes,
- recibos/jornais/revistas, antigos,
- remédios vencidos,
- meias velhas, furadas,
- sapatos estragados...

Ufa, que peso! "O que está fora está dentro e isso afeta a saúde", aprendi com dona Francisca. "Saúde é o que interessa. O resto não tem pressa!", ela diz, enquanto me ajuda a 'destralhar', ou liberar as tralhas da casa...
O 'destralhamento' é a forma mais rápidas de transformar a vida e ajuda as outras eventuais terapias. Com o destralhamento:
- A saúde melhora;
- A criatividade cresce;
- Os relacionamentos se aprimoram...

É comum se sentir cansado, deprimido, desanimado, em um ambiente cheio de entulho, pois "existem fios invisíveis que nos ligam à tudo aquilo que possuímos".
Outros possíveis efeitos do "acúmulo e da bagunça":
- sentir-se desorganizado;
- fracassado;
- limitado;
- aumento de peso;
- apegado ao passado...

No porão e no sótão, as tralhas viram sobrecarga;Na entrada, restringem o fluxo da vida;Empilhadas no chão, nos puxam para baixo;Acima de nós, são dores de cabeça;
"Sob a cama, poluem o sono".
"Oito horas, para trabalhar;Oito horas, para descansar; Oito horas, para se cuidar."

Perguntinhas úteis na hora de destralhar-se:
- Por que estou guardando isso?
- Será que tem a ver comigo hoje?
- O que vou sentir ao liberar isto?

...e vá fazendo pilhas separadas...
- Para doar!
- Para jogar fora!

Para destralhar mais:
- livre-se de barulhos,
- das luzes fortes,
- das cores berrantes,
- dos odores químicos,
- dos revestimentos sintéticos...

"Se deixas sair o que está em ti, o que deixas sair te salvará.. Se não deixas sair o que está em ti, o que não deixas sair te destruirá", Arremata o mestre Jesus, no evangelho de Tomé.
"Acumular nos dá a sensação de permanência, apesar de a vida ser impermanente", diz a sabedoria oriental. O Ocidente resiste a essa idéia e, assim, perde contato com o sagrado instante presente.

Dona Francisca me conta que "as frutas nascem azedas e no pé, vão ficando docinhas com o tempo".. a gente deveria de ser assim, ela diz "Destralhar ajuda a adocicar."


“Dê a quem você ama: asas para voar, raízes para voltar e motivos para ficar ” *Dalai Lama*