segunda-feira, 9 de agosto de 2010

O sono do bebê


Queridas mamães de plantão, a pedidos, estou eu aqui pra falar mais um pouquinho da minha princesa e dizer a vocês que... há uma luz no fim do túnel SIM!


É muito, muuuito difícil ensinar para uma criança a diferença do que é noite e o que é dia, mas isso é possível. Disciplina é o segredo!


A Giovana quando nasceu era um bebê que só dormia! Ficou assim por três ou quatro dias, mal comia, não abria os olhos, só queria cama, aliás, o carrinho. Ela dormiu no carrinho por um mês (o carrinho é menor, mais aconchegante era mais fácil de colocar bem grudadinho na cama em que eu dormia, o mais próximo possível do meu olho... com o berço não dava pra fazer isso).


Depois de um mês decidi colocá-la no berço (sugestão rigorosa da encantadora de bebês que insiste que bebês devem dormir no berço e não na cama dos pais, na rede, na cadeirinha, no moiséis ou qualquer outro lugar que pareça vantajoso). A luta foi grande, mas deu certo... em poucos dias o berço passou a ser o melhor lugar pra ela. Acreditem e persistem, o bebê é capaz de dormir sozinho no berço! Basta você deixar que ele faça isso. Fiz e deu certo.


Então a Giovana passou a dormir, no berço, sozinha, antes dos dois meses. O segredo é não carregar no colo e ficar andando de um lado para o outro, nem usar cadeira de embalo ou rede. Quando você perceber que o seu bebê está querendo dormir, no primeiro bocejo você já o coloca no berço. Assim ele vai se virar, achar a posição melhor pra ele, fechar os olhinhos e dormir. Impressionante, né? Parece mentira, mas dá certo! Se livre dos embalos da rede, da cadeira de balanço, dos passeios pelo corredor da casa... isso tudo vicia a criança, portanto, não faça! Claro que existem alguns bebês que odeiam o berço e quando o colocam, logo gritam como se tivesse espinho naquele lugar. Quando isso acontecer, insista fazendo shhhh no ouvidinho do bebê e dê tapinhas nas costas dele imitando o som dos batimentos cardíacos (isso os acalmam porque se assemelha ao que eles ouviam enquanto estavam na barriga, a única coisa que eles conseguiam ouvir imersos naquele líquido amniótico era um chiado (shhh) e os batimentos cardíacos da mãe). Faz sentido ele se acalmar, não é? E de novo: Insista que dá certo! Ele vai se sentir seguro e depois de alguns dias usando essa técnica, o bebê não precisará mais ser ninado... ele irá dormir automaticamente assim que colocá-lo no berço, porque ele estará condicionado a isso.

Outra técnica que eu aprendi e que eu utilizei bastante e funcionou foi a técnica do “tira e põe”. Trata-se de, quando o bebê chorar, você tirar ele do berço e acalmá-lo. Assim que ele se acalmar você coloca imediatamente ele no berço de volta. Você pode fazer isso inúmeras vezes até ele entender que é no berço que ele vai ter que ficar e não no colo. Uma hora ele cansa. O que não pode é você cansar primeiro. Mais uma vez: força, insistência e disciplina... ah! E paciência!!!

O ritual do sono deve ser o mesmo TODAS as noites (ou em todas as sonecas). Com a Giovana, por exemplo: eu dou banho, coloco-a no berço na posição que ela geralmente dorme (de ladinho), ligo o som com a mesma música e coloco a chupeta. Quando ela fica lutando contra o sono, eu uso a técnica do shhhh + tapinhas nas costas. Pronto! O ritual que a mamãe determinar deve ser SEMPRE o mesmo todos os dias, assim o bebê vai assimilar que está na hora de dormir e que não adianta espernear. Isso levará mais ou menos de 7 a 10 dias.

Depois que a giovana aprendeu que berço é lugar de dormir, minha próxima meta foi fazê-la dormir mais, principalmente de madrugada... aí sim o trabalho e a disciplina foram árduos. Cortar as mamadeiras do meio da madrugada (a Giovana tomava três) e ver seu bebê chorando de fome (parece ser fome, mas não é) é bem difícil.

Quando eu li o livro, Tracy me convenceu de que os bebês de 5 meses possuem um estômago do tamanho suficientemente capaz de suportar uma madrugada inteira sem se alimentar. E disse ainda que as mamadeiras da madrugada são vício e não fome. Fiz um histórico de 3 dias das mamadas da Giovana e confirmei que ela chorava pedindo mamadeira exatamente nos mesmos horários, provando que ela já estava acostumada a acordar sempre no mesmo tempo para mamar. No dia em que ela completou o quinto mesversário eu decidi “hoje ela não mama mais de madrugada”. Implantei a mamada robusta das 21h e a mamada dos sonhos às 23h (no post anterior eu faço o cronograma das mamadas dela). Quando ela acordava de madrugada querendo leite eu tentava consolá-la com shhh + tapinha nas costas + chupeta + tira-põe. E assim foram as minhas madrugadas por 4 dias até ela dormir direto até as 6h da manhã! Que bênção! Hoje ela acorda as 6h, mas eu mantenho no berço sozinha brincando até as 7h, que é a hora da primeira mamada dela do dia.

Quanto às sonecas.... Minha princesa tira 3 sonecas por dia de 2 horas e vai pro berço as 21h pra dormir até as 7h da manhã. Como? Assim: 9h da manhã eu coloco ela no berço, ligo o som com a mesma música e digo “agora vc vai dormir”... e ela dorme. O mesmo eu faço às 13h, às 17h e às 21h.

Bom gente, é isso! Tentei resumir o que aprendi.

Lembrando que todo bebê, por mais anjo que ele seja, sempre terá os dias em que ele irá fazer birra e toda a teoria aprendida vai por água abaixo. Quando isso acontecer, seja firme na disciplina.... e tenha muita, muita paciência!

Boa sorte!
bjs

7 comentários:

  1. olá flor passando pra lhe desejar uma linda noite bjussss

    ResponderExcluir
  2. Oi querida, passando para conhecer seu blog, adorei tudo,sua filha é linda, saudade desse tempo em q os meus eram pequenos, quando puder me faça uma visita, vou adorar ter vc no meu cantinho, ótima semana, beijos

    ResponderExcluir
  3. Que bebe lindo
    deve dar uma paz enorme observa-la dormir heim rsrsrs

    Beijos

    ResponderExcluir
  4. nossa lendo tudo isso, parece facil ter uma bebe, mas sei q nao é, preciso de coragem pra ter o meu hahahaha, ela esta cada vez mais linda bjsss

    Denise melo

    ResponderExcluir
  5. Oi Gisleide! Obrigada pela visita.
    Agora imagine eu tendo que administrar o sono trocado dos meus gêmeos!!! O que um fazia de dia, o outro fazia de noite e vice-versa. O pai dormia e a mãe se f..ia, rsrsrs. Mas no fim, tudo dá certo.
    Bjs.

    ResponderExcluir
  6. Ai, desculpe!!! Esqueci de agradecer o selinho. Na verdade eu leio os comentários dos últimos pros mais antigos e só vi o outro depois. Obrigadinha.
    Bjs de novo.

    ResponderExcluir
  7. Olá! Tentarei tirar a mamada do meu bebê de madrugada...esperarei ela ter uns 3 meses...agora ela está com 1 mês e meio. Gostei das suas dicas!

    ResponderExcluir