sexta-feira, 6 de agosto de 2010

A encantadora de bebês - Vai a dica!


Tooooodo mundo me pede a dica e eu sempre digo que vou escrever aqui, mas nunca escrevo...
Gente, eu adoro conversar com as mães (minhas irmãs, amigas, sogra, mãe...) adoro as dicas que eu recebo sobre tudo de todas elas... mas depois que eu li os livros “Encantadora de Bebes Resolve todos os Problemas” e “Os Segredos de uma Encantadora de Bebes", ambos de Tracy Hogg e Melinda Blau, minha vida como mãe mudou e muito.

As vezes eu fico lembrando da minha irmã e da minha mãe dizendo “uma cadeira de embalo resolveria teu problema...”ou “quando ela chora o que ela sente é fome...”ou “o bebe só começa a dormir sozinho e a noite toda perto ou depois de um ano...” Mas não é nada nada nada disso! Problemas de sono, alimentação, comportamento... tudo isso Tracy ajuda a resolver.

O primeiro livro é ótimo para as mamães de primeira viagem, pois ela da dicas de como se organizar para a ida a maternidade e colocar o bebe na rotina estruturada desde o segundo dia de vida. Já o segundo aborda do nascimento até o primeiro ano, dividido por temas como alimentação, sono, atividades, erros que cometemos, mudanças no comportamento, etc.

Apliquei a rotina estruturada quando a Giovana tinha 1 mês e está dando certo até hoje. O método se resume em uma rotina de comer, brincar e dormir - rigorosamente nessa ordem. O bebê aprende que existe hora para tudo nessa vida! Acreditem, ele realmente aprende.

Veja por exemplo o meu caso. A Giovana até os 4 meses seguia uma rotina de 3 em 3 horas da seguinte forma:

- 07h: primeira mamada
- 07:30 as 8:30h: uma hora de atividade (banho, brincadeira, troca de fraldas, passeio de carrinho, estimulação visual e de fala, etc)
- 8:30 as 10h: soneca de 1 hora e meia
- 10h: segunda mamada
- 10:30 as 11:30h: uma hora de atividade (banho, brincadeira, troca de fraldas, passeio de carrinho, estimulação visual e de fala, etc)
- 11: 30 as 13h: soneca de 1 hora e meia
- 13h: terceira mamada
- Atividade e soneca...
- 16h: quarta mamada
- Atividade e soneca...
- 19h: quinta mamada
- Atividade e soneca...
- 22h: sexta mamada
- Atividade e soneca...
- 03h: mamada da madrugada (deve ser dada dormindo)
- 07h: começa exatamente igual tudo de novo!!!

E esse foi a rotina da Giovana por 4 meses.

No mesmo dia em que ela completou 5 meses eu introduzi a rotina de 4 em 4 horas que segue o mesmo raciocínio, porem, as mamadas são de 4 em 4 horas, as sonecas passam para 2 horas e deixa de existir a mamada da madrugada. A rotina ficou da seguinte forma após o quinto mês:

- 07h: primeira mamada do dia
- Atividades até as 9h: banho, brincadeira, troca de fraldas, passeio de carrinho, estimulação visual e de fala, papinha de frutas, etc.
- De 9 às 11h: soneca de 2 horas
- 11h: almoço
- Atividades até as 13h...
- De 13 as 15h: soneca de 2 horas
- 15h: mamada da tarde
- Atividades até as 17h e soneca de 2 horas....
- 19h: mamada
- 21h: mamada robusta
(aqui está a primeira parte do segredo: oferecer com um intervalo de 2 horas da ultima mamada mais outra).
- 23h: mamada dos sonhos (aqui a segunda parte segredo: oferecer mais uma mamada com o bebe dormindo. A intenção dessas mamadas com intervalo próximo é “encher o tanque”do bebe para que ele não precise acordar de madrugada e durma feito anjo ate as 7h da manha).
- 07h: primeira mamada do dia... e continua tudo de novo exatamente igual.

É ISSO!!! Essa é a rotina estruturada da Giovana, a mesma rotina que a encantadora de bebes ensinou em seu livro e no seu programa de TV.

Sem querer ser repetitiva (já sendo), mas é que eu sou seguidora dessa mulher. Se eu sou uma mãe melhor hoje, metade disso eu sou graças a ela rsrsrsrsrs. A questão de implantar uma rotina, aprender a distinguir os choros do bebê (ela ensina isso no primeiro livro), ter respeito por ele como pessoa e tantos outros conceitos tão perfeitos fizeram toda a diferença nesses 5 meses de vida da Giovana. Até hoje lembro da cadeira de balanço que, por sorte, eu não comprei. Aprendi que bebes precisam dormir sozinhos, no seu berço, sem balanço, sem ter que andar de um lado pro outro. O que ele precisa mesmo é de um berço e uma música, isso foi a Tracy que me ensinou.

Qualquer dia desses eu descrevo aqui toda a rotina da Giovana, o que ela faz nos momentos de atividades, como está sua rotina de alimentação e de sono. Mas por enquanto fico aqui só com a indicação dos dois livros que li e me ajudaram muito.

Se a idéia do meu blog é trocar experiências, aprender e ajudar... aqui vai minha colaboração.

Essas são as capas:


Primeiro:

Segundo:






Bjs

6 comentários:

  1. Oieeee,

    Obrigada pela visita!
    Vim aqui conhecer seu blog e adorei!
    Minha xarazinha Giovana é lindaaaa!

    Mil beijinhos e saúde!!!

    Gi & Lucca

    ResponderExcluir
  2. Oie Gi!

    O Selinho é só seguir a regra de passar adiante :)

    Guria, eu até respeito as dicas dos livros, mas eu tive os dois filhos praticamente juntos, tipo, quando a Ingrid estava com 8 meses eu fiquei grávida do Pedro. Sim, foi de propósito, quando eu vi o trabalhão que dava, resolvi ter outro, criar juntos e acabar essa função.. rsrsr

    Foi extremamente difícil, porque foi quase como gêmeos, sem contar que amamentei até os 4 anos... hehehe

    Mas deu tudo certo, hoje que estão adolescentes, vejo que quando eram bebês o trabalho era maior, mas a preocupação menor.. rsrsrs

    Bjka!

    ResponderExcluir
  3. obrigada flor pela força ahh tenha um lindo sabdoooo bjs no ♥

    ResponderExcluir
  4. oi flor to te seguindo viu, adorei seu cantinho, quando puder dá uma passadinha lá no meu blog. bjs e um otimo findi.
    http://mineirinhajeisinha.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Oi Gisleide. Parabéns pelo blog! Que bom que vc consegue implantar com todo sucesso as dicas da encantadora. Adoraria que vc escrevesse sobre sono, tanto as sonecas quanto o sono noturno. Beijão

    ResponderExcluir
  6. Nossa eles devem ser otimos msmo e ajudar mto...

    Se soubesse na epoca que tive a Gabi, iria me quebrar um galho...rsss...

    Estou te acompanhando, bjs!

    ResponderExcluir