quinta-feira, 10 de setembro de 2009

Solidão


Solidão é um sentimento onde uma pessoa sente uma profunda sensação de vazio e isolamento. A solidão é mais do que o sentimento de querer uma companhia ou querer realizar alguma atividade com outra pessoa. Alguém que se sente solitário pode sentir dificuldades em estabelecer contato com outras pessoas.

Solidão não é o mesmo que estar desacompanhado. Muitas pessoas passam por momentos onde se encontram sozinhas, seja por força das circunstâncias ou por escolha própria. Solitude é o estado de se estar sozinho e afastado das outras pessoas, e geralmente implica numa escolha consciente. A solidão não requer a falta de outras pessoas e geralmente é sentida mesmo em lugares densamente ocupados. Pode ser descrita como a falta de identificação, compreensão ou compaixão.

O lado positivo da solidão:
Estar sozinho pode ser uma experiência positiva, prazerosa e trazer alívio emocional, desde que esteja sob controle do indivíduo. O ser humano já começa um processo de separação ainda no nascimento, a partir do qual continua a ter uma independência crescente até a idade adulta. Desta forma, sentir-se sozinho pode ser uma emoção saudável e, de fato, a escolha de ficar sozinho durante um período de solitude pode ser enriquecedora. Em algumas pessoas, a solidão temporária ou prolongada pode levar a notáveis expressões artísticas e criativas como, por exemplo.

Fique alerta:
O indivíduo passa por um estado de profunda separação, pode se manifestar em sentimentos de abandono, rejeição,
depressão, insegurança, ansiedade, falta de esperança, inutilidade, insignificância e ressentimento, sentimentos mais comuns aos solitários já em estado de alerta. Se estes sentimentos são prolongados, eles podem se tornar debilitantes e bloquear a capacidade do indivíduo de ter um estilo de vida e relacionamentos saudáveis, aumentando o sofrimento e, consequente, distanciamento do contato social. A baixa auto-estima pode dar início à desconexão social que pode levar ainda mais a solidão profunda inconscientemente.
É comum a solidão ocorrer em cidades densamente populosas, onde muitas pessoas podem se sentir totalmente sozinhas e deslocadas, mesmo quando rodeadas de pessoas. Elas sentem a falta de uma comunidade identificável numa multidão anônima. Essa comunidade que foi perdida no tempo, no caminho diferente que a vida traça, nos amigos da infancia que nao se vê mais, nos colegas de bares e até mesmo na familia que, por algum motivo, nao faz parte da comunidade que nos rodeia.

Isso parece uma realidade distante pra voce?
Pra mim também, mas está tão proximo quanto se pode imaginar. Um dia a máscara cai e a solidão, o isolamento social e a depressão vem a tona.

Quer um conselho: Trate no inicio!
Boa sorte!


Nenhum comentário:

Postar um comentário