sexta-feira, 25 de setembro de 2009

Belém já em tempo de festa!


Está chegando o grande dia!!! Como eu queria estar presente...


Conheça um pouco sobre o que é o Círio de Nazaré.


Esta devoção a Nossa Senhora de Nazaré, é uma das maiores e mais tradicionais festas religiosas do Brasil, celebrada desde 1793, em Belém/Pará. É celebrada anualmente no 2°domingo de outubro. O termo "Círio" tem origem na palavra latina "Cereus", que significa vela grande.
São varias as etapas da celebração. Atualmente as manifestações de devoção se estendem por quinze dias. Entre os pontos altos dessa manifestação, destacam-se:


Romaria Rodoviária: Depois de uma noite em Ananindeua, e uma missa pela manhã, a imagem parte de madrugada em uma procissão, agora em uma nova direção, a Vila de Icoaraci, distrito de Belém. Mesmo sendo de madrugada, os fiéis aguardam a passagem da Santa, rendendo-lhe inúmeras homenagens. A procissão é acompanhada pelos carros da diretoria do círio, carros de polícia, bombeiros, ambulâncias, carros oficiais e civis. Daí a origem do nome da romaria.


Romaria Fluvial: Nesta romaria, a imagem da Santa é levada de barco, pela Baia do Guajará, baia esta que cerca a cidade de Belém, e é seguida por inúmeros outros, enfeitados de acordo com as condições do próprio dono. Aqui se vêem barcos, iates e simples canoas de ribeirinhos que seguem a procissão. O percurso Icoaraci-Belém pode levar até 5 hora. Ao chegar no cais do porto da cidade, é recebida por uma multidão e outras homenagens se seguem. A romaria é uma forma de homenagear a todos os que vivem e dependem dos rios da região, como a população ribeirinha, que devido suas condições não pode se dirigir a Belém, e com isso, pode fazer suas homenagens.


Moto-Romaria: Por volta das 11 horas da manhã de sábado, a imagem da Santa chega ao cais de Belém, dali a imagem segue em carro aberto, agora seguida por motoqueiros que buzinam incessantemente, anunciando a passagem da Santa, o povo para nas ruas seus afazeres, saem de suas casas, e saúdam a Virgem, com as mãos levantadas, como a pedir a bênção. A Romaria se estende pelas ruas da cidade até o Colégio Gentil Bittencourt, onde uma outra multidão de fiéis espera a Imagem. E à noite, logo após a missa, dará início a Trasladação.


Trasladação: A trasladação da imagem ocorre uma noite antes do Círio, em uma procissão à luz de velas. Simbolicamente visa recordar a lenda do descobrimento da imagem e o retorno ao local de seu primeiro achado. Nesta cerimonia somente a Berlinda (carro onde é levada a imagem de Nossa Senhora) é utilizada, num trajeto em sentido inverso ao do Círio;


Procissão do Círio: Que atualmente reúne centenas de milhares de fiéis (cerca de 2 milhões ou ate mais), em um cortejo, percorrendo uma distância de cerca de cinco quilômetros entre a Catedral Metropolitana e a Basílica de Nazaré. Esta celebração é dividida em três momentos: o Círio propriamente dito evento é iniciado às seis horas da manhã com a celebração de uma missa, após a qual os fiéis se postam nas ruas ao longo do trajeto. Às sete horas, o Arcebispo conduz a imagem de Nossa Senhora até a Berlinda, para dar início ao Círio, por volta do meio-dia a imagem chega à Basílica de Nazaré, sendo retirada da Berlinda para a celebração litúrgica.


Recírio: Duas semanas após o Círio, acontece o Recírio, uma procissão de despedida.
Junto a tudo isso, é imporssivel nao falar dos O Círio tem vários objetos simbólicos que enriquecem a nossa cultura e essa grande celebração e que podem ser apreciados durante o seu trajeto.


Os principais simbolos do Círio são:


A berlinda: que leva a imagem da Santa;


A corda: que sustenta a fé na padroeira dos paraenses (possui a média de 400 metros de comprimento e pesa aproximadamente 700 quilos, de puro sisal torcido) levada pelos fiés.

O manto: A cada procissão, há sempre um novo manto envolvendo a figura de Nossa Senhora. O manto tem sempre uma conotação mística, relatando partes do evangelho. Confeccionado com material caro e importado, a confecção do manto é toda envolvida em clima de mistério, feitas com a ajuda de doações, quase sempre anônimas.


As velas ou círios: são feitas de cera, em vários formatos, retratando partes do corpo humano, ou ainda, uma vara de cera da mesma altura do pagador da promessa. As velas, são um símbolo da fé dos promesseiros, que através delas, 'pagam' a uma graça alcançada.


Os carros de promessas ou dos milagres: que recolhem os ex-votos ilustrativos das graças alcançadas pelos fiéis;


As crianças: tradicionalmente vestidas de anjos;


As homenagens de fogos de artifício: queimados durante a passagem da imagem pelas ruas do centro histórico de Belém.


As novenas: ciclos de orações realizadas durante as semanas que antecedem a festividade, por devotos que realizam pequenas romarias pelas casas de vizinhos.


Os cartazes: Cartazes oficiais anunciando a festividade pela cidade, nas ruas e nas portas das casas dos fiés.


O almoço com a família: realizado no domingo da procissão, como um ato de comunhão tão importante quando a noite de Natal, não pode faltar a mesa o delicioso e tradicional Pato no tucupi a Maniçoba.


O arraial no largo de Nazaré: em frente à basílica, o parque de diversão é montado para a alegria dos paraenses de todas as idades.



"Ó Virgem Mãe amorosa fonte de amor e de fédai-nos a benção bondosa, Senhora de Nazaré"



Fonte de pesquisa:

Nenhum comentário:

Postar um comentário