sábado, 6 de março de 2010

As 10 maiores surpresas da vida após a chegada do seu bebê


1. O relacionamento do casal muda (para melhor ou para pior)
2. O seu tempo some
3. Você muda de cara e de corpo (tanto a mãe quanto o pai!)
4. Você mergulha num mundo que é só seu
5. Você é mais forte do que imaginava
6. Você morde a língua e comete os "erros" que criticava
7. Sua relação com os amigos também muda
8. Tem horas em que você simplesmente quer fugir
9. Você sente o maior amor do mundo
10. Quando nasce um bebê, nasce também uma mãe

Por mais que você se prepare durante 9 meses, não tem jeito: a vida como pai e mãe é sempre surpreendente.
Ter um bebê em casa é muito desafiador. Ele pode te fazer chorar de tristeza e de tanto rir, vai fazer você esquecer tudo aquilo que precisava tanto fazer, mas que agora pode ficar pra depois. A vida que você tinha antes vai simplesmente desaparecer, sumir... E aí ele vai fazer surgir uma vida nova, muito mais complicada que a de antes, mas muito mais bonita (talvez até a mais completa).
1. Sempre ouvi dizer que o relacionamento de um casal muda com a chegada do primeiro filho - pode ser para melhor ou para pior. Dizem que os conflitos aumentam drasticamente, a intimidade emocional e física despenca. Mas comigo e com meu amor está sendo bem diferente: Os novos desafios só fizeram bem a nós dois, estamos mais unidos, mais cúmplices e ainda posso dizer com convicção que amo meu marido mais que antes e que a sensação de sermos agora pai e mãe, além de marido e mulher, cresceu a admiração e o respeito entre nós.

2. Um banho demorado e tranqüilo, com direito a sessão de cuidados com a pele, ouvir música, ver meu programa favorito... Tudo isso agora virou um luxo. Mãe não tem tempo para isso! Esse comecinho é bem corrido e exaustivo. Lidar com as mamadas, sonecas, cólicas e fraldas ocupa todo o meu tempo livre, todo mesmo!!! Dizem que depois isso muda, desacelera... Vamos ver...

3. Uma das coisas que mais muda depois do bebê é a mudança física que pega a gente de surpresa: quadris enormes, barriga nada lisinha, pés maiores, seios inchados e gorda. Mas os pais muitas vezes também mudam, alguns costumam ganhar peso junto com a mamãe.

4. Você passa a participar de uma nova sociedade. De uma hora para outra estranhos sorriem para você e mulheres puxam o papo na fila do supermercado. Você começa a conversar com os vizinhos do prédio, fala com as mamães que vê pela rua, etc. Impressionante!

5. É incrível ver do que sou capaz. Nunca imaginei que conseguiria me virar como está sendo, dormir tão poucas horas por dia e comer menos ainda do que eu imaginava conseguir. Embora eu fraqueje de vez em quando, me sinto - sim - uma pessoa mais forte.

6. Sempre jurei que nunca ia deixar minha filha dormir na minha cama, ficar tempo demais no colo, essas coisas... Mas depois que a Giovana nasceu já comecei a perceber que as coisinhas que eu recriminava, eu acabo fazendo... A gente até pode ter convicções sobre como criar uma criança, até chegar a nossa e a gente percebe que ela é uma pessoinha cheia de vontades e personalidade, que nem sempre se encaixam nas nossas "certezas". Aquilo que era um "erro" de repente vira a única coisa que funciona para a família e você percebe que não há muito de certo ou errado nessa história de ter filhos.

7. Outra mudança: os amigos. O afastamento em relação aos amigos que não têm filhos é inevitável. É difícil para uma pessoa solteira ficar ouvindo papos sobre o cocô do bebê ou se ele está mamando direito (é difícil escapar dessa conversa, afinal seu universo gira em torno disso). Acredito que as amizades fortes e verdadeiras sobrevivem depois do afastamento inicial, mas sei que vai ser preciso ter paciência.

8. É pura realidade dizer que existem um monte de tarefas chatas para fazer depois que nasce seu bebê, somadas as noites em claro, a frustração de não saber nem por que afinal das contas ele chora tanto, etc. Então conte até dez, se afaste se for preciso, deixe o nervoso passar e siga em frente, sabendo que todo mundo sente vontade de fugir de vez em quando.

9. Todas as emoções adquirem um novo nível de profundidade. Tudo fica mais intenso. Assistir ao jornal que mostra problemas com crianças vira uma tortura. Ver o bebê dormir já traz lágrimas aos olhos. A saudade toma uma dimensão estranha: algumas horas longe do seu filho parecem uma semana!

10. Já ouvi muitas vezes isso "quando nasce um bebê, nasce também uma mãe". É a mais pura verdade. Eu nasci, nasci de novo para um mundo totalmente diferente. Ser mãe é diferente de tudo o que já vivi até aqui. Sinto um amor que nunca senti antes, sou mais paciente (coisa que jamais fui), agora tenho mais medos e ao mesmo tempo estou mais corajosa. Pela minha filha sou capaz de tudo.

Um comentário:

  1. mto legal esse texto sobre as 10 surpresas apos a chegada do bebe, to começando a gostar da ideia de ja ter um..rsrs...

    ResponderExcluir