sexta-feira, 20 de novembro de 2009

O Dia da Consciência Negra!


O Dia da Consciência Negra é celebrado todo dia 20 de Novembro em alguns Estados do Brasil. É um dia especialmente dedicado à reflexão sobre a inserção do negro na sociedade brasileira.

Amanhã, aqui em São Paulo, serão oferecidos diversos eventos populares em prol de uma sociedade mais justa e menos preconceituosa racialmente.

Esta data foi escolhida por coincidir com o dia da morte de Zumbi (o lider do quilombo dos Palmares), em 1695. Nada mais justa foi a escolha desta data para reflexão, pois Zumbi foi um personagem histórico que representou a luta do negro contra a escravidão. Morreu em combate, defendendo seu povo e sua comunidade, lutando até a morte em defesa da sua cultura africana e a liberdade de seu povo.

Outros temas debatidos pela comunidade negra e que ganham evidência neste dia são: inserção do negro no mercado de trabalho, cotas universitárias, a discriminação por parte da polícia, identificação de etnias, moda e beleza negra, marginalização, etc.

Embora o negro tenha conseguido muitas vitórias, leis que os protegem e um espaço na sociedade... ainda há muito o que se respeitar. O preconceito racial faz parte da pele de muita gente até hoje....

Aproveitem este dia para refletir. Pensem nisso!

Bjs em TODOS!

Nenhum comentário:

Postar um comentário