Incrível essa foto!
(retirada do blog http://img61.imageshack.us/img61/223/dsc9630.jpg)
Quarentena
Quarentena ou resguardo são nomes populares para designar o puerpério, etapa da vida da mamãe que começa depois do nascimento do bebê. Além dos cuidados com o novo membro da família, a mamãe precisa também cuidar da sua recuperação pós-gestação.
O puerpério pode ocorrer até a sexta ou oitava semana pós-parto, período onde os órgãos reprodutivos voltam totalmente ao seu estado normal.
A região onde a placenta se encontrava ficam pequenas feridas que se cicatrizam durante o puerpério. Se esse período não for respeitado, as feridas não cicatrizam e a mulher corre o risco de ter uma infecção e febre.
As atividades do dia-a-dia devem ser retomadas aos poucos; a mamãe precisa descansar. Dormir é essencial para evitar cansaço e irritação. Isso não quer dizer que necessite ficar deitada a quarentena inteira. Os exercícios que a mulher faz para sentar, levantar e andar estimulam a musculatura abdominal e isso é bom para voltar a forma anterior.
A dor é o termômetro do esforço da mamãe. É a própria mulher quem vai impor o limite na sua vida diária. Normalmente, em 45 dias a mulher já faz os serviços de casa sem dificuldade. Exercícios físicos são proibidos. Nadar e caminhadas somente depois de 45 dias. Ginástica e corrida depois de dois meses e para os esportes coletivos deve-se esperar três meses.
O ato de dirigir um carro, pisando nos pedais, requer o trabalho da musculatura abdominal e do períneo (região entre o ânus e a vagina), prejudicando a cicatrização, e isso impede a mulher de dirigir no primeiro mês pós-parto.
Outro impedimento no primeiro mês é o sexo. o útero pós-parto fica na altura do umbigo e o cólo está pérvio (aberto), com eliminação de lóguios (secreção pós-parto). Por isso, pode haver infecção puerperal ascendente (endometrite – inflamação do endométrio) e ainda machucar a incisão abdominal que está em cicatrização.
Os vasos do útero onde antes ficava a placenta estão abertos e há risco de contaminação e infecção durante o sexo. O atrito do pênis durante a penetração também causa dor, além de repouso absoluto devido a cirurgia, pois foram cortadas varias camadas de pele que necessitam de tempo para a cicatrização interna e externa. O sexo deve começar devagar e gradualmente.
Nenhum comentário:
Postar um comentário