quarta-feira, 30 de setembro de 2009

AMIZADE


Acredito que, quando distante, o pensamento é a energia que vem do fundo do coração e se transforma em lembrança... essa lembrança, doce saudade, que mantém os corações amigos sempre próximos.


Acredito ainda que de todos os sentimentos que levamos após a morte, a amizade é o melhor de todos, pois dela nascem todos os sentimentos que nos unem pelo coração: a alegria, a paz, a certeza, a humildade, a sinceridade, a compaixão, o carinho, o perdão, a saudade, a lembrança e o amor...


De tudo que podes ser na vida o mérito maior é SER AMIGO!

terça-feira, 29 de setembro de 2009

Tacacá


A meu Deeeeeeeeeeeeeus!!!

Passo mal só de procurar no google uma foto pra colocar aqui... Procurar foto de comida típica do Pará, com a cara boa e saborosa que tem pra mostrar aqui é tortura das grossas...
Escolhi um TACACÁ, por que acho que é o mais difícil de fazer...

Bom, a ânsia é enorme e a felicidade é maior ainda... Passar um final de semana em Belém é inexplicavelmente maravilhoso! Comer tudo o que eu morro de saudade é motivo pra passar uma noite de insônia, ainda mais tendo a desculpa de que posso comer tudo por dois hahahaha.... Maniçoba da mamãe, caldeirada de peixe do papai, o tacacá da dona Maria, a comidinha gostosa da sogra, o creme de abacate do sogro, açaí fresquinho... ai ai... Perfeito!

Não vejo a hora do grande dia chegar!!! Ver a criançada correndo, os bate-papos no café da manhã, no corredor da vila, a gritaria da família que só fala alto, as musicas dos anos 80 que só tem graça quando estou com eles... rever os amigos, contar as novidades... quantas novidades...
Obrigada, minha Nossa Senhora, por ter dado tudo certo o grande e esperado final de semana!!!

Só tenho a agradecer!

Inté!

segunda-feira, 28 de setembro de 2009

112 dias... 16 semanas... 04 meses!!!


Chegar no quarto mês de gestação é fantástico por vários motivos...

Primeiro, o risco de aborto espontâneo é o mínimo dos mínimos! Segundo que os enjôos e a azia “matante” já estão dando trégua (nem acredito!), terceiro que a barriguinha saliente é muito legal! Quarto que já consigo saber o sexo na próxima ultrassom, quinto que já me dão preferência nas filas especiais de gestantes, sexto que já posso viajar, etc etc etc. motivos pra comemorar minhas 16 semanas eu tenho de sobra!!! Graças a Deus!

Meu bebê também está muito feliz! Saudável e adora brincar dentro da barriga... cada dia que passa já consigo imaginar com mais detalhes seu rostinho...

Ontem nós três fomos nos divertir um pouco na praia, conhecemos Guarujá, legalzinho... sol, vento, mar, muita comilança, frescobol na areia... nós três (eu, papai e meu bebe) nos divertimos bastante até cansar!

Até a próxima novidade!
Bjs.

sexta-feira, 25 de setembro de 2009

Belém já em tempo de festa!


Está chegando o grande dia!!! Como eu queria estar presente...


Conheça um pouco sobre o que é o Círio de Nazaré.


Esta devoção a Nossa Senhora de Nazaré, é uma das maiores e mais tradicionais festas religiosas do Brasil, celebrada desde 1793, em Belém/Pará. É celebrada anualmente no 2°domingo de outubro. O termo "Círio" tem origem na palavra latina "Cereus", que significa vela grande.
São varias as etapas da celebração. Atualmente as manifestações de devoção se estendem por quinze dias. Entre os pontos altos dessa manifestação, destacam-se:


Romaria Rodoviária: Depois de uma noite em Ananindeua, e uma missa pela manhã, a imagem parte de madrugada em uma procissão, agora em uma nova direção, a Vila de Icoaraci, distrito de Belém. Mesmo sendo de madrugada, os fiéis aguardam a passagem da Santa, rendendo-lhe inúmeras homenagens. A procissão é acompanhada pelos carros da diretoria do círio, carros de polícia, bombeiros, ambulâncias, carros oficiais e civis. Daí a origem do nome da romaria.


Romaria Fluvial: Nesta romaria, a imagem da Santa é levada de barco, pela Baia do Guajará, baia esta que cerca a cidade de Belém, e é seguida por inúmeros outros, enfeitados de acordo com as condições do próprio dono. Aqui se vêem barcos, iates e simples canoas de ribeirinhos que seguem a procissão. O percurso Icoaraci-Belém pode levar até 5 hora. Ao chegar no cais do porto da cidade, é recebida por uma multidão e outras homenagens se seguem. A romaria é uma forma de homenagear a todos os que vivem e dependem dos rios da região, como a população ribeirinha, que devido suas condições não pode se dirigir a Belém, e com isso, pode fazer suas homenagens.


Moto-Romaria: Por volta das 11 horas da manhã de sábado, a imagem da Santa chega ao cais de Belém, dali a imagem segue em carro aberto, agora seguida por motoqueiros que buzinam incessantemente, anunciando a passagem da Santa, o povo para nas ruas seus afazeres, saem de suas casas, e saúdam a Virgem, com as mãos levantadas, como a pedir a bênção. A Romaria se estende pelas ruas da cidade até o Colégio Gentil Bittencourt, onde uma outra multidão de fiéis espera a Imagem. E à noite, logo após a missa, dará início a Trasladação.


Trasladação: A trasladação da imagem ocorre uma noite antes do Círio, em uma procissão à luz de velas. Simbolicamente visa recordar a lenda do descobrimento da imagem e o retorno ao local de seu primeiro achado. Nesta cerimonia somente a Berlinda (carro onde é levada a imagem de Nossa Senhora) é utilizada, num trajeto em sentido inverso ao do Círio;


Procissão do Círio: Que atualmente reúne centenas de milhares de fiéis (cerca de 2 milhões ou ate mais), em um cortejo, percorrendo uma distância de cerca de cinco quilômetros entre a Catedral Metropolitana e a Basílica de Nazaré. Esta celebração é dividida em três momentos: o Círio propriamente dito evento é iniciado às seis horas da manhã com a celebração de uma missa, após a qual os fiéis se postam nas ruas ao longo do trajeto. Às sete horas, o Arcebispo conduz a imagem de Nossa Senhora até a Berlinda, para dar início ao Círio, por volta do meio-dia a imagem chega à Basílica de Nazaré, sendo retirada da Berlinda para a celebração litúrgica.


Recírio: Duas semanas após o Círio, acontece o Recírio, uma procissão de despedida.
Junto a tudo isso, é imporssivel nao falar dos O Círio tem vários objetos simbólicos que enriquecem a nossa cultura e essa grande celebração e que podem ser apreciados durante o seu trajeto.


Os principais simbolos do Círio são:


A berlinda: que leva a imagem da Santa;


A corda: que sustenta a fé na padroeira dos paraenses (possui a média de 400 metros de comprimento e pesa aproximadamente 700 quilos, de puro sisal torcido) levada pelos fiés.

O manto: A cada procissão, há sempre um novo manto envolvendo a figura de Nossa Senhora. O manto tem sempre uma conotação mística, relatando partes do evangelho. Confeccionado com material caro e importado, a confecção do manto é toda envolvida em clima de mistério, feitas com a ajuda de doações, quase sempre anônimas.


As velas ou círios: são feitas de cera, em vários formatos, retratando partes do corpo humano, ou ainda, uma vara de cera da mesma altura do pagador da promessa. As velas, são um símbolo da fé dos promesseiros, que através delas, 'pagam' a uma graça alcançada.


Os carros de promessas ou dos milagres: que recolhem os ex-votos ilustrativos das graças alcançadas pelos fiéis;


As crianças: tradicionalmente vestidas de anjos;


As homenagens de fogos de artifício: queimados durante a passagem da imagem pelas ruas do centro histórico de Belém.


As novenas: ciclos de orações realizadas durante as semanas que antecedem a festividade, por devotos que realizam pequenas romarias pelas casas de vizinhos.


Os cartazes: Cartazes oficiais anunciando a festividade pela cidade, nas ruas e nas portas das casas dos fiés.


O almoço com a família: realizado no domingo da procissão, como um ato de comunhão tão importante quando a noite de Natal, não pode faltar a mesa o delicioso e tradicional Pato no tucupi a Maniçoba.


O arraial no largo de Nazaré: em frente à basílica, o parque de diversão é montado para a alegria dos paraenses de todas as idades.



"Ó Virgem Mãe amorosa fonte de amor e de fédai-nos a benção bondosa, Senhora de Nazaré"



Fonte de pesquisa:

quinta-feira, 24 de setembro de 2009

As coisas estão começando a melhorar...

Que bom ter boas noticias!

Parece que o meu mais precioso hospede é uma linda menininha...
É isso mesmo! Na minha ultima ultrassom (sábado passado) o médico não conseguiu ver o sexo do meu bebe... Mas deu a dica: 95% de chance de ser uma menina! Os 100% de certeza absoluta só na próxima ultrassom! Mas já dá pra sonhar e imaginar minha pequena princesa, toda enfeitada, de rostinho delicado e cabelos pretinhos andando pela casa... Coisa mais linda da mamãe!

Enfim encontramos um apartamento que seria uma boa opção de morar...
Ele é jeitozinho, não é lindo, mas é confortável. O bairro não é “mara”, mas pra começar está ótimo! Agora é só aguardar a aprovação da documentação e pedir a Deus que dê tudo certo!!! Já deu!!!

Já não tenho tanto medo de São Paulo assim...
Pois é... já ando pelas ruas sem a neurose de que qualquer marginal louco e transtornado vai me assaltar! E acreditem: já pego o carro e dirijo sem medo das motos pelas ruas paulistanas... É isso aí! Se a gente não se adaptar a gente surta...

Planos de viagens e vista me animam...
Ai... se os dias passassem mais rápidos eu ia ser a pessoa mais feliz do mundo! Cheia de planos... doida pra viajar em lua de mel... e assim vou seguindo os dias esperando o grande dia chegar! Já estou na contagem regressiva pro Natal!!! Uêba! Que venha logo dezembro!!!

Mas como nada é tão perfeito...
Os enjôos continuam, agora ainda pior com as ânsias de vomito! Essa é a pior parte! Essa semana precisei tomar duas bolsinhas de soro e remédios na veia pra dor! Não está sendo mole conviver com as dores de cabeça e de estomago... Mas vai passar... vai passar... tem que passar... rsrsrsrs

E vamu que vamu! Rumo a felicidade!!!
Beijos!

quarta-feira, 16 de setembro de 2009

Pequenos sonhos... Grande felicidade...


Sabiam que a grande felicidade está nas coisas mais simples, nos pequenos detalhes da vida?

Nossos emails são cheios desses PPT’s que fazem a gente refletir sobre felicidade... Mas hoje, ainda pensando na morte do Patrick Swayze, eu pensei (lembrei) que eu tenho um sonho que ainda não consegui realizar: o de saber dançar a coreografia final do filme “Dirty Dance”. Parece bobo, mas pra mim isso ia fazer uma diferença enorme na minha vida... acreditem!

Os grandes sonhos geralmente são conseqüência de muito trabalho, muita luta e perseverança. O sonho de uma casa, sonho de estar perto da família, fazer uma grande viagem dos sonhos, enfim... Mas a felicidade não é bem por aí. A vida é feita, principalmente, de momentos de intensa alegria que, somados, te dão a plena sensação de felicidade... Esses momentos pequenos como o sorriso de um filho, um sorvete preferido num dia quente ou o simples ato de tirar os sapatos dos pés depois de um dia cansativo são fatos tão significativos que fazem a diferença... multiplicando esses momentos você terá prazeres dia a dia... ou seja, felicidade!

Você já fez a sua lista de sonhos “pequenos”? Não estou me referindo a namorar aquele rapaz ou moça, o sonho de construir aquela casa, aquelas férias sensacionais em Nova York... estou falando de sonhos tipo aquele do filme “Path Adams” (não consigo esquecer aquela cena de uma senhora mergulhando em uma piscina de macarrão cozido... que delicia!).

Comece a dar mais valor aos finais de semana em família, ao pôr do sol, aos bate-papos sem compromisso com os amigos, aquela pizza que você nunca tem tempo de ir...

Pois é... o assunto é extenso e vale a pena ver a vida (a felicidade) com outros olhos.

Pare e pense: O que realmente te faz feliz?

Beijos e até breve!Felicidades!

Só pra concluir: eu ainda vou cair numa piscina de bolinha um dia... :)

Pequenos sonhos... Grande felicidade...

Sabiam que a grande felicidade está nas coisas mais simples, nos pequenos detalhes da vida?
Nossos emails são cheios desses PPT’s que fazem a gente refletir sobre felicidade... Mas hoje, ainda pensando na morte do Patrick Swayze, eu pensei (lembrei) que eu tenho um sonho que ainda não consegui realizar: o de saber dançar a coreografia final do filme “Dirty Dance”. Parece bobo, mas pra mim isso ia fazer uma diferença enorme na minha vida... acreditem!
Os grandes sonhos geralmente são conseqüência de muito trabalho, muita luta e perseverança. O sonho de uma casa, sonho de estar perto da família, fazer uma grande viagem dos sonhos, enfim... Mas a felicidade não é bem por aí. A vida é feita, principalmente, de momentos de intensa alegria que, somados, te dão a plena sensação de felicidade... Esses momentos pequenos como o sorriso de um filho, um sorvete preferido num dia quente ou o simples ato de tirar os sapatos dos pés depois de um dia cansativo são fatos tão significativos que fazem a diferença... multiplicando esses momentos você terá prazeres dia a dia... ou seja, felicidade!
Você já fez a sua lista de sonhos “pequenos”? Não estou me referindo a namorar aquele rapaz ou moça, o sonho de construir aquela casa, aquelas férias sensacionais em Nova York... estou falando de sonhos tipo aquele do filme “Path Adams” (não consigo esquecer aquela cena de uma senhora mergulhando em uma piscina de macarrão cozido... que delicia!).
Comece a dar mais valor aos finais de semana em família, ao pôr do sol, aos bate-papos sem compromisso com os amigos, aquela pizza que você nunca tem tempo de ir...
Pois é... o assunto é extenso e vale a pena ver a vida (a felicidade) com outros olhos.
Pare e pense: O que realmente te faz feliz?
Beijos e até breve!Felicidades!
Só pra concluir: eu ainda vou cair numa piscina de bolinha um dia... :)

terça-feira, 15 de setembro de 2009

Patrick Swayze morre com Câncer no pâncreas – Saiba mais sobre isso

Patrick Swayze deixa esse mundo para viver em um lugar melhor.

Nunca fui super fã do ator, de seguir sua carreira e tudo mais, mas tenho um carinho especialíssimo por ele como protagonista de um filme que marca a minha vida desde a minha infância. Quem nunca chorou e se emocionou com o filme Dirty Dancing? Vocês eu não sei, mas eu já assisti esse filme umas 3.987.654 vezes. Exageros a parte, eu não saberia dizer aqui exatamente o número, mas, desde criança, foram inúmeras as vezes, incluindo as duplas e triplas sessões em seguida (acabou, rebobinou, assiste de novo rsrsrsrsr).

Mas hoje vou deixar as recordações de infância e tietagem à parte, pois não estou aqui pra falar disso não... hoje quero falar de um assunto muito sério: Câncer de pâncreas.

Vamos entender um pouquinho sobre isso.

O pâncreas é uma glândula do aparelho digestivo responsável pela produção de enzimas (ajudam na digestão) e insulina(aquele hormônio responsável pela diminuição do nível de açúcar no sangue).

Como vemos, o pâncreas é bem importante e muita gente nem sabe onde ele fica... então vamos lá: o pâncreas fica no abdômen, logo atrás do estômago e de outros órgãos, por isso, por ficar ali escondidinho, é tão difícil detectar precocemente um tumor e, pra piorar, ele se desenvolve sem sintomas. Quando esse tumor é detectado, já pode estar em estágio muito avançado, tarde para a cura.

Fique ligado! Após os 50 anos de idade é maior a incidência deste câncer, por que é exatamente nesta faixa etária que as conseqüências do fumo, do álcool e da má alimentação vão aparecer. E o pior de tudo isso é que todos já estamos carecas de saber que fumar, excesso de bebidas alcoólicas e uma alimentação gordurosa, sem a variedade de frutas e vegetais SEMPRE levam para os piores caminhos!

É isso mesmo! Nós somos os únicos responsáveis pela nossa saúde.

Vamos prevenir! Só depende de nós! Faça bem pra você hoje e seu corpo viverá mais para os seus filhos e netos.

Saúde!

domingo, 13 de setembro de 2009

02 semanas em São Paulo e 14 semanas de gravidez


Cássio e eu no Parque Ibirapuera – São Paulo/SP (setembro/2009)

É isso aí! Duas semanas em Sampa, vidinha mais ou menos, nada de conseguir Ap pra alugar e nada de começar a decorar o quartinho do neném (sem AP não ter quartinho). A ansiedade só aumenta e a impressão da cidade é sempre a mesma: cidadezinha mais ou menos de se viver. Mas até que essa semana tive um momento light por aqui, conheci o Parque Ibirapuera e foi bem divertido andar de bicicleta depois de muitos anos. O lugar é lindo, vento sem poluição, pessoas bonitas e... viva a natureza! Se é que o paulistano ainda lembra o que é isso... Bom, Mas esse ainda não foi um bom motivo pra eu me apaixonar, aliás, está bem longe...

Falando em paixão, é impressionante como as pessoas aqui são bem mal educadas e o atendimento nos lugares é péssimo!

É melhor trocar de assunto e falar de outra paixão...

Pois é, já são 14 semanas e eu nunca sei responder quando me perguntam de quanto tempo estou. Eu tenho que dizer que tenho 3 ou 4 meses? Duvida cruel!!!
Li muito essa semana, faculdade intensiva, meu bebê já movimenta os dedos para "pegar", consegue piscar, franzir a testa, fazer caretas e até chupar o dedo. Acreditem! Os primeiros fios de cabelo já começam a crescer também e uma coisa eu tenho certeza: ele terá muuuuuuito cabelo e será bem pretinho. Sei que na hora do nascimento há muitas surpresas, mas que o cabelo vai ser cheio e bem pretinho disso eu tenho certeza. Se for pra ter surpresas, que sejam os olhos verdes do avô. Rsrsrsrs

Falando em cabelo, todo mundo diz que mulher grávida fica com os cabelos lindooooos, mas comigo isso não está acontecendo não! Lindo mesmo só se eu voltar com o mega hair, por que desde que eu tirei, eu sinto falta daqueles cabelos enoooormes e cheio de brilho! É... ainda não tive nenhum glamour de grávida, não...

Enjôos ainda como sempre, dor no estômago também não me deixa. E, como se não bastasse, passo mal de dores de cabeça. É... é isso aí... ser mãe é padecer no paraíso.

Beijo e até a próxima!

quinta-feira, 10 de setembro de 2009

Solidão


Solidão é um sentimento onde uma pessoa sente uma profunda sensação de vazio e isolamento. A solidão é mais do que o sentimento de querer uma companhia ou querer realizar alguma atividade com outra pessoa. Alguém que se sente solitário pode sentir dificuldades em estabelecer contato com outras pessoas.

Solidão não é o mesmo que estar desacompanhado. Muitas pessoas passam por momentos onde se encontram sozinhas, seja por força das circunstâncias ou por escolha própria. Solitude é o estado de se estar sozinho e afastado das outras pessoas, e geralmente implica numa escolha consciente. A solidão não requer a falta de outras pessoas e geralmente é sentida mesmo em lugares densamente ocupados. Pode ser descrita como a falta de identificação, compreensão ou compaixão.

O lado positivo da solidão:
Estar sozinho pode ser uma experiência positiva, prazerosa e trazer alívio emocional, desde que esteja sob controle do indivíduo. O ser humano já começa um processo de separação ainda no nascimento, a partir do qual continua a ter uma independência crescente até a idade adulta. Desta forma, sentir-se sozinho pode ser uma emoção saudável e, de fato, a escolha de ficar sozinho durante um período de solitude pode ser enriquecedora. Em algumas pessoas, a solidão temporária ou prolongada pode levar a notáveis expressões artísticas e criativas como, por exemplo.

Fique alerta:
O indivíduo passa por um estado de profunda separação, pode se manifestar em sentimentos de abandono, rejeição,
depressão, insegurança, ansiedade, falta de esperança, inutilidade, insignificância e ressentimento, sentimentos mais comuns aos solitários já em estado de alerta. Se estes sentimentos são prolongados, eles podem se tornar debilitantes e bloquear a capacidade do indivíduo de ter um estilo de vida e relacionamentos saudáveis, aumentando o sofrimento e, consequente, distanciamento do contato social. A baixa auto-estima pode dar início à desconexão social que pode levar ainda mais a solidão profunda inconscientemente.
É comum a solidão ocorrer em cidades densamente populosas, onde muitas pessoas podem se sentir totalmente sozinhas e deslocadas, mesmo quando rodeadas de pessoas. Elas sentem a falta de uma comunidade identificável numa multidão anônima. Essa comunidade que foi perdida no tempo, no caminho diferente que a vida traça, nos amigos da infancia que nao se vê mais, nos colegas de bares e até mesmo na familia que, por algum motivo, nao faz parte da comunidade que nos rodeia.

Isso parece uma realidade distante pra voce?
Pra mim também, mas está tão proximo quanto se pode imaginar. Um dia a máscara cai e a solidão, o isolamento social e a depressão vem a tona.

Quer um conselho: Trate no inicio!
Boa sorte!


quarta-feira, 9 de setembro de 2009

Minha nova profissão: MÃE

Pela primeira vez: Foto da barriguinha de 13 semanas... :)


É... está sendo bem interessante esse período de autoconhecimento e reflexão sobre a fase que estou passando. Como agora minha profissão é de MÃE, nada mais justo que eu estude, leia, aprenda e saiba tudo sobre esse novo mercado de muito trabalho. Não vejo a hora da minha formatura prevista pra março de 2010.

Se você procurar no Google, vai ver que a medicina ensina que “Gravidez é patologia”. Quer saber? Vou te confessar: é mesmo!Quem diz que não sentiu quase nada na gravidez é muito estranho e não consigo nem acreditar... juro.

Pra mim tem sido bem difícil. No começo foi tudo um grande turbilhão, muita novidade, muito susto, muito desconhecido, muito medo e meu corpo mudando como um vulcão em erupção. São muitos hormônios, muitas mudanças, tanta insegurança, os enjôos, a responsabilidade total com a saúde desse embriaozinho que depende só de mim, a espera e tanta demora…

Eu sinto tudo o que se pode imaginar…Sinto muita fome, mas quando como não quero mais comer! Sinto dores de cabeça e dores fortíssimas no estomago! Estou engordando muito, minha barriga está enorme, meu umbigo aberto, meu seio gigante e dói demais, tive que parar com os acidinhos milagrosos do rosto e as espinhas estão me atacando, os meus creminhos e olinhos preferidos estão vencendo na prateleira porque não posso usar, estou perdendo a vaidade e me sinto cada dia mais horrivel... e a ociosidade está me matando!!!

Dizem que as grávidas tem fases do que querem (conseguem) comer. Nesse momento estou na fase do feijão com arroz, é a única coisa que eu consigo comer sem parar no meio do caminho. Mas já tive também a fase do mau-humor (tá passando, tá passando...) e também a fase da depressão (essa vai e volta) que espero um dia acabar...

Mas é isso! Gravidez tem de tudo um pouco e cada pouco é um mundo!

Isso porque ainda não comecei a contar a fase medo: De ficar gorda pra sempre, de ter estrias, do seio cair, do bico rachar, de não dar conta do recado, de não sair perfeitinho, de não ter todos os dedinhos, e se ele não for bonitinho??? etc. etc. etc.

Mas meu maior medo são dois: O primeiro: o parto. Segundo: o de não ter um filho educado, gentil, amável...

Gravidez é coisa esquisita: É ruim demais! É bom demais! É demais!Mas o UP de tudo deve ser mesmo o de ter ele ali no seu colinho, ter enfim o filho! Ensinar pra ele tudo na vida, fazer dormir, contar historinha, cantar, ensinar andar, falar, as cores, os animais, o mundo, a vida... Pois nada deve ser mais fantástico do que esse vínculo de mãe e filho!

A espera tem sido longa...